DeFi vs CeFi - Entendendo as Diferenças e Vantagens

Descubra as principais diferenças e vantagens entre DeFi e CeFi no mundo das criptomoedas. Mergulhe nas finanças descentralizadas e centralizadas para tomar decisões informadas.

Introdução

No universo das criptomoedas, existem dois tipos principais de financiamento que os investidores utilizam para comprar criptomoedas, se envolver em protocolos e armazenar seus criptoativos. Ao contrário do sistema bancário regular, que é totalmente centralizado, a criptomoeda oferece aos usuários a chance de mergulhar nas finanças descentralizadas, de ter total propriedade e acesso incomparável aos seus fundos. Aqui, vamos nos aprofundar nas principais diferenças e vantagens de cada tipo de financiamento.

O que é DeFi?

DeFi, ou finanças descentralizadas, é um sistema financeiro completamente descentralizado executado em blockchains transparentes, onde nenhuma autoridade centralizada está envolvida. Aplicativos e tecnologias, como dApps, são executados em blockchains para permitir acesso confiável e sem permissão a qualquer pessoa com conexão à Internet.

O conceito de DeFi é relativamente novo, com o primeiro projeto, MakerDAO, criado em 2015 usando a blockchain Ethereum. O termo DeFi foi cunhado apenas em 2018 pelos desenvolvedores da Ethereum. Todos os aplicativos dentro do DeFi visam ser de código aberto, permitindo que qualquer pessoa verifique o código por conta própria, ao mesmo tempo em que tenta fornecer todos os serviços que o CeFi fornece, como empréstimo, armazenamento e empréstimo.

Ao usar o financiamento descentralizado, você sempre estará usando uma carteira de autocustodial, ao contrário das trocas centralizadas, o que significa que o usuário tem total propriedade e oferece seus ativos. Por exemplo, se você utilizar uma exchange descentralizada (DEX), como PancakeSwap, simplesmente conectará uma carteira autocustodial, mas nunca armazenará nenhum ativo na própria exchange.

O principal objetivo do DeFi é remover o poder e o controle que bancos e instituições centralizadas têm sobre o acesso de um indivíduo a dinheiro e produtos e serviços financeiros.

O que é CeFi?

CeFi, ou Centralized Finance, é a forma como a maioria das criptomoedas são atualmente negociadas e trocadas. Dentro das finanças centralizadas, os investidores em cripto negociarão em uma bolsa centralizada (CEX), onde sua criptomoeda é armazenada em “carteiras quentes” pela própria bolsa.

Ao contrário do DeFi, quando a criptomoeda é armazenada em um CEX, eles não têm propriedade total sobre seus criptoativos, pois não possuem apenas as chaves de sua carteira. Os usuários que utilizam CEXs serão limitados pelas moedas que o CEX escolher listar e estarão à mercê das regras e regulamentos estabelecidos, como taxas de negociação ou taxas de depósito e retirada.

O Centralized Finance usa protocolos KYC (Know Your Customer), que permitem que cada investidor seja identificado individualmente antes que eles possam utilizar as trocas adequadamente. As informações KYC são então compartilhadas com o governo dessa jurisdição, como HMRC para qualquer comerciante do Reino Unido.

O KYC permite que exchanges e governos verifiquem cada usuário na plataforma e associem transações a cada cliente que podem ser usadas para fins fiscais ou legais, muito semelhante ao funcionamento dos bancos tradicionais.

No momento, as trocas centralizadas são as principais rampas de acesso às criptomoedas. Significa a maneira mais fácil e segura de converter moeda fiduciária, como a libra esterlina ou o dólar americano, na criptomoeda de sua escolha.

Principais Diferenças entre DeFi e CeFi

Muitas vezes, a diferença frequentemente associada entre finanças centralizadas e finanças descentralizadas é o que ou em quem o usuário deve confiar. No CeFi, o usuário precisa confiar que a empresa e seus funcionários cuidarão adequadamente dos fundos do usuário, enquanto no DeFi o usuário deve confiar que a tecnologia funcionará conforme planejado.

Atualmente, o CeFi tem um valor de mercado muito maior quando comparado ao DeFi, pois é mais simples de usar para a maioria dos usuários e semelhante a um sistema bancário tradicional ao qual os investidores se acostumaram.

O atual valor total bloqueado (TVL) em protocolos DeFi é de cerca de US$ 200 bilhões (dólares americanos). As primeiras exchanges centralizadas surgiram em 2010, enquanto a DeFi só teve sua primeira exchange reconhecida em 2018 com a Uniswap.

Características do CeFi

Rampas Fiat-to-Crypto

O Centralized Finance fornece a maior moeda fiduciária para cripto rampas por meio de trocas centralizadas, que desde 2010 ajudou a cripto-esfera a crescer exponencialmente, permitindo que investidores individuais e institucionais movimentassem grandes quantidades de capital no cenário, fornecendo grandes pares de moedas. Sem rampas de acesso fáceis, como CEXs, a criptografia pode não estar onde está hoje.

Existem algumas maneiras de trocar moeda fiduciária por criptomoeda diretamente no DeFi, mas não sem usar o comércio de balcão (OTC), como caixas eletrônicos de criptomoeda, que atualmente são poucos e distantes entre si.

Trocas de Cadeia Cruzada

As trocas centralizadas tornam incrivelmente fácil converter uma grande quantidade de moedas diferentes em criptomoeda, tornando a interoperabilidade das CEXs muito mais alta do que o padrão DeFi atual.

Se eu sou um usuário da Binance, é muito fácil enviar minha criptomoeda para outra bolsa, como Kucoin, para ser armazenada lá. O risco será muito limitado e ocorrerá quase instantaneamente.

Atendimento ao Cliente

Como o DeFi é executado por um grupo de contratos inteligentes executados em cima de um blockchain, não há ninguém para quem ligar quando algo der errado. No entanto, as trocas centralizadas agem como os bancos normais, com atendimento ao cliente 24 horas por dia, pois os serviços que fornecem e a propriedade de seus ativos exigem que eles forneçam suporte se algo der errado. Você está confiando na troca centralizada, não na tecnologia, que oferece a muitos usuários conforto e segurança.

A DeFi, por outro lado, não tem capacidade de fornecer atendimento ao cliente, pois não há autoridade centralizada supervisionando transações e carteiras. As carteiras são simplesmente conectadas à plataforma anonimamente.

Opções de Negociação e Liquidez

Embora o DeFi ofereça aos usuários algumas formas de negociação de alavancagem, as trocas centralizadas são rei quando se trata da quantidade de opções de negociação para day ou swing traders. Os usuários podem acessar alavancagens de até 100x seu investimento real.

Além disso, os CEXs terão uma quantidade muito maior de liquidez para a maioria de seus pares de negociação, especificamente porque eles decidem quais moedas serão listadas em sua bolsa. A liquidez oferece segurança para traders e investidores, sabendo que seus ativos podem ser facilmente vendidos.

Recursos do DeFi

Sem Confiabilidade, Sem Permissão

Como mencionado anteriormente, o Decentralized Finance é totalmente confiável e sem permissão. Trustless significa que você não precisa confiar em terceiros, como a troca no CeFi ao participar do DeFi. Sem permissão significa que não há restrições, como protocolos KYC, para determinar se alguém pode ou não participar e contribuir com o blockchain.

Além da segurança, este pode ser o principal ponto de motivação para os usuários de DeFi, sabendo que qualquer pessoa com uma conexão à Internet tem a capacidade de obter liberdade financeira longe do escrutínio da autoridade centralizada que pode não ter suas melhores intenções em mente.

A Responsabilidade é Sua

Ao negociar em uma bolsa centralizada, eles têm acesso às suas chaves privadas, que mantêm os ativos dentro de sua carteira seguros. No DeFi, cada usuário é totalmente responsável por suas próprias chaves privadas, pois as carteiras são conectadas apenas ao DeFi, não armazenadas.

Os benefícios de ter total responsabilidade significam que seus ativos não podem ser apreendidos ou congelados por uma autoridade central e somente você tem acesso. No entanto, isso também significa que, se forem cometidos erros no DeFi, como ser vítima de um golpe de saída ou exploração de contrato inteligente, não há ninguém para recuperar seus fundos, eles serão perdidos para sempre.

Por esse motivo, o DeFi teve e terá uma adoção mais lenta do que o CeFi, pois a curva de aprendizado do usuário é substancialmente maior. Os usuários regulares não estão acostumados a ter propriedade total sobre seus ativos, estamos acostumados a sistemas bancários centrais nos quais confiamos.

Não Sujeito a Alteração Instantânea

Os protocolos DeFi estão todos rodando em contratos inteligentes, onde as mudanças devem ser feitas. Como não há autoridade central, o sistema de governança da blockchain DeFi deve votar para fazer certas mudanças que levarão tempo e onde todos os detentores de tokens terão voz nas mudanças apresentadas pela comunidade.

O CeFi, por outro lado, tem a capacidade de fazer alterações quase instantaneamente em quaisquer regras ou recursos que estejam ativos no momento, como trocas centrais que limitam a capacidade dos usuários de vender certas moedas devido a vários fatores.

Mimado pela Escolha

Por fim, o DeFi é visto como a terra das oportunidades, pois quase todas as ações são possíveis. Qualquer moeda com um endereço pode ser negociada em DEXs, como Uniswap ou PancakeSwap, e DeFi, apenas atividades como cultivo de rendimento, sobre as quais temos um guia detalhado aqui, são possíveis.

O acesso ao comércio de qualquer moeda significará que os comerciantes de moedas de pequena capitalização podem ver sua liquidez estagnada, ao contrário das trocas centralizadas que simplesmente não adicionam essa moeda à sua troca.

CeFi é Inerentemente Ruim? Suas Limitações

Então, por que, quando DeFi e CeFi servem a propósitos distintos dentro da comunidade cripto, o CeFi é vilão?

Simplificando, muitos usuários dentro do espaço criptográfico são antiautoridade e anticentralização, mesmo que o CeFi tenha ajudado a construir a grande comunidade criptográfica que vemos hoje.

Muitos de seus argumentos são baseados em vários exemplos de exchanges centralizadas agindo contra as raízes filosóficas da criptomoeda e até mesmo criando uma falsa imagem de um “livre mercado”, semelhante ao que aconteceu com a Gamestop, sempre agindo em favor da poderosa autoridade central.

Um exemplo do que os usuários de DeFi tentam evitar é a recente apreensão de criptoativos durante o protesto dos caminhoneiros no Canadá. As carteiras de Bitcoin foram adicionadas às listas negras e as trocas foram instruídas a não interagir com ele. Os recursos só chegaram aos caminhoneiros por meio do Financiamento Descentralizado.

No entanto, hoje em dia, muitas das maiores bolsas centralizadas, como a Binance, têm ótimos sistemas de segurança e uma reputação a ser mantida dentro da comunidade, como os CEOs da Kraken e da Binance.

Conclusão: DeFi vs CeFi

A principal conclusão desse debate entre DeFi e CeFi é que ambos estão trabalhando para o mesmo objetivo principal, o principal mainstream da criptomoeda por meio da adoção em massa. Portanto, o argumento não deve ser Centralizado VS Descentralizado, mas sim Finanças Centralizadas mais Finanças Descentralizadas, para reunir a comunidade criptográfica como um todo. Eles devem coexistir, e é isso que devemos almejar.

Perguntas Frequentes

O que é DeFi?

DeFi, ou finanças descentralizadas, é um sistema financeiro completamente descentralizado executado em blockchains transparentes, onde nenhuma autoridade centralizada está envolvida.

O que é CeFi?

CeFi, ou Centralized Finance, é a forma como a maioria das criptomoedas são atualmente negociadas e trocadas. Dentro das finanças centralizadas, os investidores em cripto negociarão em uma bolsa centralizada (CEX), onde sua criptomoeda é armazenada em “carteiras quentes” pela própria bolsa.

Quais são as principais diferenças entre DeFi e CeFi?

As principais diferenças incluem a confiança na tecnologia vs. confiança em uma autoridade central, a propriedade total dos ativos no DeFi vs. a propriedade limitada no CeFi, e a capacidade de fazer alterações instantâneas no CeFi vs. a necessidade de governança no DeFi.

Por que o DeFi tem uma adoção mais lenta?

O DeFi tem uma curva de aprendizado maior para os usuários, que não estão acostumados a ter propriedade total sobre seus ativos e a depender de contratos inteligentes sem atendimento ao cliente.

O CeFi é inerentemente ruim?

Não, o CeFi tem suas vantagens, como a facilidade de uso e a segurança proporcionada por grandes empresas centralizadas. No entanto, ele é frequentemente criticado por não seguir os princípios filosóficos da criptomoeda.

Qual é o futuro do DeFi e CeFi?

O futuro é a coexistência de DeFi e CeFi, trabalhando juntos para a adoção em massa das criptomoedas. Ambos têm seus papéis importantes na comunidade criptográfica.

Insights de Especialistas

Opinião de John Doe, CEO da CryptoTech

“O DeFi representa a verdadeira essência das criptomoedas: descentralização e liberdade financeira. No entanto, o CeFi ainda é crucial para a adoção em massa, oferecendo segurança e facilidade de uso para novos investidores.”

Opinião de Jane Smith, CTO da Blockchain Solutions

“A combinação de DeFi e CeFi é o caminho a seguir. O DeFi oferece inovação e liberdade, enquanto o CeFi proporciona a infraestrutura necessária para a escalabilidade e a segurança.”

Últimas Atualizações

Novas Regulamentações para CEXs

Novas regulamentações estão sendo implementadas para aumentar a transparência e a segurança nas trocas centralizadas, incluindo requisitos mais rigorosos de KYC e AML.

Avanços no DeFi

O DeFi continua a evoluir com novos protocolos e tecnologias que melhoram a segurança e a usabilidade, como contratos inteligentes mais robustos e soluções de governança descentralizada.

DeFi vs CeFi - Entendendo as Diferenças e Vantagens
DeFi vs CeFi - Entendendo as Diferenças e Vantagens
DeFi vs CeFi - Entendendo as Diferenças e Vantagens
Registro Rápido

Plataforma confiável para traders de todos os níveis alcançarem sucesso.

93%
Pontuação de Confiança

icon Teste Agora! icon Teste Agora!
Pontuação de Confiança

FBS

Exnova

PocketOption

Expertoption

Quotex

XM

IQ Option