Políticas Monetárias: Compreendendo o "Hawkish" e o "Dovish"

As políticas monetárias desempenham um papel fundamental na moldagem do panorama econômico de uma nação. São as ações e medidas tomadas pelo banco central ou autoridade monetária de um país específico, com o objetivo de controlar o abastecimento de dinheiro, as taxas de juros e outras variáveis monetárias na economia. Em sua essência, existem duas abordagens contrastantes: “hawkish” e “dovish”.

Esses termos frequentemente surgem em notícias financeiras e análises, mas o que eles realmente significam? Neste artigo, definiremos as políticas monetárias “hawkish” e “dovish”, discutiremos as ferramentas que os bancos centrais usam para implementar essas políticas e examinaremos o impacto dessas políticas na economia.

O que é uma política monetária “hawkish” e “dovish”?

Se ser “hawkish” ou “dovish” em uma situação específica é bom ou ruim, depende da força da economia e de outros fatores microeconômicos. Isso ocorre porque ambas abordam de maneiras diferentes. Neste ponto, discutiremos como essas abordagens se originaram e como funcionam.

Os termos “hawkish” e “dovish” são usados para descrever abordagens diferentes em relação à política monetária. Isso se refere à postura adotada pelos bancos centrais ao gerenciar as taxas de juros. Eles também controlam o fornecimento de moeda para atingir objetivos econômicos específicos.

Os termos “hawkish” e “dovish” originaram-se do campo da observação de aves. Isso ocorre porque os falcões são tipicamente agressivos e vigilantes, enquanto as pombas simbolizam a paz. Essas características são metaforicamente aplicadas para descrever as diferentes abordagens de uma política monetária. Por exemplo, quando alguém se refere a ela como “hawkish”, significa que estão de olho na inflação e precisam tomar medidas para controlá-la.

Quando se referem a “dovish”, estão fazendo referência a um consultor de política econômica que advoga por políticas monetárias que envolvem taxas de juros baixas. As pombas defendem que a inflação não é ruim e que não terá um efeito muito forte na economia. Taxas de juros baixas, nesse caso, são necessárias para estimular o crescimento econômico e a criação de empregos futuros.

Termos Relacionados para Iniciantes

Vários termos são utilizados em relação a essas políticas monetárias, incluindo “flexibilização quantitativa”, “política fiscal”, “aperto monetário” e “curva de rendimento”. Vamos aprofundar o significado de cada um.

Flexibilização Quantitativa

A flexibilização quantitativa ocorre em tempos de crise econômica ou quando as taxas de juros já estão baixas. Nesse caso, os bancos centrais recorrem à flexibilização quantitativa. Isso envolve a compra de grandes quantidades de títulos do governo ou outros ativos financeiros para aumentar o abastecimento de dinheiro e estimular as atividades econômicas.

Política Fiscal

A política fiscal refere-se ao uso dos gastos do governo e da tributação com o objetivo de influenciar a economia como um todo. Os governos geralmente usam essa política para promover um crescimento sustentável e reduzir a taxa de pobreza.

Aperto Monetário

Quando o Fed aumenta as taxas de juros, o processo é conhecido como aperto monetário. Nesse caso, uma taxa de juros mais alta tem o objetivo de ajudar a controlar a inflação, uma vez que o acesso ao crédito se torna mais caro, o que leva a uma redução no consumo e no investimento.

Curva de Rendimento

A curva de rendimento é uma representação gráfica de quanto custa pedir emprestado dinheiro ao longo de diferentes períodos de tempo. Ela traça os rendimentos (taxas de juros) de títulos com a mesma qualidade de crédito, mas com datas de vencimento diferentes. A forma e inclinação da curva de rendimento fornecem informações sobre as expectativas do mercado em relação ao futuro das taxas de juros.

Como funcionam as políticas monetárias “hawkish” e “dovish”?

A Política Monetária “Hawkish” é usada sempre que um banco central deseja diminuir a liquidez financeira. Isso é alcançado de várias maneiras. Por exemplo, na reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC), o Fed pode aumentar a Taxa dos Fundos Federais. Essa é a taxa de juros-alvo que os bancos podem cobrar uns aos outros por empréstimos durante a noite. Os bancos cobrarão juros dos clientes, e isso é conhecido como taxa prime.

Qualquer aumento na taxa leva a um aumento correspondente nas taxas de juros de curto e longo prazo. Além disso, o Fed também pode reduzir o número de títulos do Tesouro e títulos lastreados em hipotecas que possui. Isso é feito por meio de medidas de aperto quantitativo. Compreendendo ambos, uma análise fundamental pode ser conduzida.

A Política Monetária “Dovish” é o oposto da “hawkish” e favorece uma política monetária expansionista para atingir os mais altos níveis de emprego. O Fed faz isso simplesmente reduzindo a Taxa dos Fundos Federais.

Isso torna mais fácil para qualquer pessoa obter uma hipoteca, enquanto os clientes também podem comprar a crédito. As empresas também podem obter empréstimos para contratar mais trabalhadores e aumentar sua produção como resultado.

Exemplo de Política “Hawkish” e “Dovish”

Exemplo de Política “Dovish”: Após a crise financeira de 2008, o Federal Reserve reduziu as taxas de juros para quase zero e adotou a flexibilização quantitativa para combater a recessão e a deflação. Trilhões de dólares foram criados entre 2008 e 2014 para comprar títulos e títulos lastreados em hipotecas. Essa política extremamente “dovish” buscava estimular empréstimos, gastos, investimentos e crescimento econômico, com o risco de uma inflação mais alta.

Um exemplo de bancos centrais “hawkish” seriam o Banco da Inglaterra e o Federal Reserve. Eles são responsáveis por elevar as taxas de juros nos últimos dois anos para controlar o aumento da inflação. Suas políticas monetárias “hawkish” visam conter o crescimento de preços, apesar dos riscos econômicos.

Políticas Monetárias: Compreendendo o "Hawkish" e o "Dovish"
Políticas Monetárias: Compreendendo o "Hawkish" e o "Dovish"
Políticas Monetárias: Compreendendo o "Hawkish" e o "Dovish"
Registro Rápido

Corretora regulamentada. Conta Demo com $10.000 em fundos virtuais Grátis!

100%
Pontuação de Confiança

icon Teste Agora! icon Teste Agora!
Pontuação de Confiança

FBS

Exnova

PocketOption

Expertoption

Quotex

XM

IQ Option