Qual é a melhor carteira Bitcoin? Vamos conversar!
Então, você decidiu comprar Bitcoin. Isso é ótimo, mas… onde você os armazenará?
Você sabe o que é carteira, não sabe? Sim, está certo! O lugar onde você armazena seu dinheiro suado.
Bem, é assim que os bitcoins funcionam… mais ou menos. Mas, em vez disso, você armazena seus bitcoins em uma carteira de bitcoins. As carteiras Bitcoin são digitais e são necessárias para você armazenar, enviar e receber a criptomoeda em questão.
Manter seus Bitcoins seguros é muito, muito importante. É por isso que eu estou aqui para ajudar você protegê-los.
Ao final deste guia, você saberá qual é a melhor carteira Bitcoin para você e como mantê-la segura. Mas primeiro, vamos falar sobre por que a segurança é tão importante no mundo do dinheiro digital!
A Melhor Carteira de Bitcoin: Por que a Segurança é Tão Importante?
O mundo está cheio de boas e más pessoas. Da mesma forma, a Internet também está cheia de indivíduos bons e maus. Essas pessoas más na Internet são chamadas de hackers — e elas esperam constantemente por oportunidades para roubar suas informações.
Existem muitos hackers por aí que estão atrás de uma coisa — bitcoins! Afinal, os bitcoins valem muito dinheiro. Portanto, é seu trabalho proteger sua carteira Bitcoin.
Assim como a internet banking permite que você acesse sua conta usando um nome de usuário e senha, para acessar sua carteira Bitcoin, você recebe uma chave pública (nome de usuário) e uma chave privada (senha).
Para hackear sua carteira Bitcoin, os hackers precisam obter acesso à sua chave privada. Você precisa ter certeza de que a melhor carteira Bitcoin de sua escolha está segura.
Em junho de 2011, os hackers obtiveram acesso às Chaves Privadas da Mt. Gox’s (uma bolsa de criptomoedas) e roubaram 2.609 bitcoins. O segundo ataque a Mt. Gox aconteceu em 2014. Desta vez, os hackers roubaram cerca de US $350 milhões em Bitcoins.
Sim, você leu certo — $350 milhões! O erro foi que Mt. Gox armazenou seu Bitcoin em uma carteira online — isso facilitou o acesso dos hackers. Se eles tivessem armazenado seus bitcoins em uma carteira offline, essas invasões não teriam sido possíveis.
Esses não são os únicos casos de roubo de bitcoins — isso acontece com frequência. Isso ocorre porque as pessoas não mantêm a senha (chave privada) de sua carteira Bitcoin segura o suficiente. A única coisa que você pode fazer é aprender com esses erros e evitar que aconteçam com você.
[table_list_v2 cat=”Carteira de Criptomoedas” sort=”date”]Então, qual é a melhor carteira Bitcoin para você? Quais são as diferenças? Como você armazena com segurança seus bitcoins offline?
Vamos entrar nisso agora…
Armazenando Bitcoins Online VS Offline
Existem duas maneiras de armazenar dinheiro tradicional. Você pode optar por armazená-lo em sua conta bancária ou pode sacá-lo e armazená-lo em um local seguro.
O dinheiro que está em sua conta bancária está conectado à internet e pode ser hackeado / roubado.
No entanto, o dinheiro que tem na carteira não tem ligação à Internet. Portanto, é impossível para qualquer um hackear.
Da mesma forma, podemos armazenar Bitcoins online e offline. As carteiras offline oferecem muito mais segurança em comparação com as carteiras online. Isso ocorre porque as carteiras offline não estão conectadas à Internet e os hackers online não podem roubar algo que não esteja lá.
Podemos armazenar Bitcoins online de duas maneiras:
- Web-Wallet: As carteiras do site podem ser acessadas de qualquer lugar e em qualquer dispositivo, desde que haja conexão com a internet.
- Carteiras de software: Baixe o software em seu computador que permite gerenciar seus bitcoins. Carteiras de software são mais seguras do que as carteiras da web.
Carteiras off-line também vêm em duas formas:
- Carteiras de hardware : são como um pen drive (USB) onde você pode armazenar seus bitcoins e mantê-los offline. Você deve armazenar o hardware (carteira USB) em um local seguro, onde ninguém possa encontrá-la.
- Carteiras de papel: permitem armazenar as informações da carteira em um pedaço de papel, totalmente fora da Internet. Dessa forma, os hackers não podem obter acesso às informações de sua carteira, portanto, não podem acessar seus bitcoins.
Vamos ajudá-lo a decidir qual é a melhor carteira Bitcoin — vamos dar uma olhada nas vantagens e desvantagens de todas elas.
Armazenamento online (carteiras da Web, carteiras de software)
Vantagens:
Fácil de usar
As carteiras da Web são como sites como o Facebook — você abre seu navegador da web, acessa o site e faz login com seu nome de usuário e senha. Fácil!
As carteiras de software são como o Microsoft Word — você abre o aplicativo na área de trabalho e entra. No entanto, pode ser necessário inserir sua senha.
Ambas as opções são fáceis de acessar e usar. Eles não são complicadas e são boas para iniciantes!
Acesso rápido a Bitcoins
Como as carteiras online são fáceis de fazer login e oferecem uma plataforma amigável, você tem acesso instantâneo para enviar e visualizar seus bitcoins.
Nota: Muitas carteiras da web permitem que você compre Bitcoins delas também (como a Coinbase).
Livre para usar
As carteiras da Web e as carteiras de software são gratuitas, o que é um passo para se tornar a melhor carteira Bitcoin.
Desvantagens:
Risco de segurança
As carteiras online estão sempre conectadas à Internet, portanto, estão sempre sujeitas a ataques.
As carteiras da Web oferecem baixos níveis de segurança porque todas as contas são armazenadas em um servidor central. Isso significa que os hackers podem entrar em sua conta e acessar suas moedas de qualquer computador, se tiverem sua senha.
As carteiras de software oferecem níveis mais altos de segurança do que as carteiras da web porque suas informações são baixadas para o seu computador pessoal.
Portanto, seus Bitcoins são armazenados em um único local — eles estão online, mas não podem ser acessados na Internet.
Armazenamento offline (carteiras de hardware, carteiras de papel)
Vantagens:
Alta segurança
Uma carteira offline está não conectada à Internet. Portanto, é impossível para os hackers obterem acesso a ele.
A única maneira de alguém acessar seus bitcoins é pegando sua carteira de hardware e sendo capaz de desbloqueá-la. Elas são incrivelmente seguras.
Confirmação Dupla
Carteiras de hardware Bitcoin vêm com segurança e proteção extra. Para visualizar ou enviar fundos, você deve digitar uma senha / código em um dispositivo físico.
Portanto, os Bitcoins só podem ser transferidos para outras contas se o remetente tiver acesso ao dispositivo físico.
Desvantagens:
Sem acesso rápido
Você não pode começar a comer alimentos congelados imediatamente, é necessário descongelá-los primeiro. Da mesma forma, as carteiras offline estão congeladas; leva algum tempo para desbloqueá-las!
Danos Físicos
Aqui está um exemplo: se você mantiver sua carteira de papel Bitcoin no bolso e se esquecer de removê-la antes de lavar, o conteúdo será destruído.
Como não há uma cópia online dos detalhes de sua carteira, você nunca poderá recuperá-la. O que significa uma coisa — todos os seus bitcoins se foram para sempre.
Algo semelhante pode acontecer com uma carteira de hardware em caso de incêndio, inundação, etc., portanto, é importante que você mantenha várias cópias das informações da carteira protegidas em locais diferentes. Não basta colocá-las em qualquer lugar — apenas nos lugares onde só você sabe onde eles estão.
Difícil de configurar
A configuração de sua carteira de armazenamento frio (offline) pode levar algum tempo.
Preço
As carteiras de hardware custam em média US $70. Portanto, você pode querer olhar para outras opções se estiver armazenando apenas uma pequena quantidade.
Se isso não respondeu à sua pergunta “qual é a melhor carteira de Bitcoin”, então vamos dar uma olhada mais profunda, sim?
Usando Uma Carteira da Web — Não é a Melhor Ideia
Usar uma carteira da web é como pedir a alguém para administrar seu dinheiro para você.
Você tem controle limitado, mas, como vantagem, não precisa se preocupar em administrá-lo sozinho.
Essas carteiras são fáceis de usar. Você pode fazer login neles da mesma forma que faria com sua conta de e-mail. Você poderá acessá-los de qualquer lugar e a qualquer hora.
Tudo que você precisa é de um computador ou celular com acesso à internet.
Você precisa ter cuidado ao escolher uma carteira da web, porém, porque algumas podem não ser suas melhores opções de carteira Bitcoin.
Se você usar um site com segurança limitada, seus bitcoins estarão em perigo. É simples!
Escolha sempre uma carteira que tenha uma boa reputação. Às duas carteiras da web que eu recomendo são Blockchain.com e Coinbase.
Blockchain.com
Blockchain.com afirma ter mais de 23 milhões de carteiras ativas. Suporta moedas como Ether e Bitcoin Cash e leva “menos de três minutos” para configurar.
É tão simples configurar um e enviar / receber bitcoins!
Acesse Blockchain.com em seu navegador e clique no botão “Get a Free Wallet” no canto superior direito da página.
Após preencher o formulário, clique em “Continue” e sua carteira estará pronta.
No lado esquerdo, você tem opções que permitem comprar e trocar Bitcoin. No lado direito, você pode ver o histórico de preços do Bitcoin.
Imagine que você queira enviar algum dinheiro para seu amigo… do que você precisa? Você pediria a eles os detalhes da conta bancária, não é?
Bem, é assim que funciona quando você deseja enviar bitcoins. Em vez de um número de conta, porém, usamos um endereço de carteira pública. Você pode ver o endereço da sua carteira clicando no botão de solicitação.
Nota: É importante que você não se confunda entre um endereço público e uma chave privada. Seu endereço público (ou nome de usuário) geralmente tem 34 caracteres, mas sua chave privada (ou senha) tem 64 caracteres.
Na imagem acima, “15B1yuveuA9…” seria o endereço de sua carteira pública. Este é o endereço que você daria ao seu amigo se quisesse que ele lhe enviasse algum Bitcoin.
Para enviar bitcoins para seu amigo, você precisa clicar no botão “Send” em seu painel e inserir o endereço de carteira pública dele no campo “To“. Este é um processo semelhante ao de como você enviaria dinheiro para outra conta bancária.
Coinbase
Coinbase é outra carteira baseada na web. Ela não oferece apenas serviços de carteira Bitcoin, mas também oferece serviços de Bitcoin Cash, Ether e carteira Litecoin.
O processo de envio e recebimento de moedas é semelhante ao Blockchain.com.
As carteiras online cobram uma taxa pelas transações. Então, se você quiser fazer muitas transações, vai custar muito em taxas de transação.
As carteiras online não fornecem controle total de suas chaves privadas. Em vez disso, elas são acessadas usando o método normal de nome de usuário e senha.
Isso significa que eles possuem as chaves privadas de sua carteira, portanto, se forem hackeados, suas chaves privadas também serão. E quando um hacker tem acesso às suas chaves privadas, ele tem acesso aos seus fundos.
De qualquer forma, vamos avançar para a versão mais segura das carteiras online — carteira de software.
Carteiras de Software — a Melhor Alternativa
As carteiras de software permitem mais controle sobre sua carteira em comparação com carteiras da web.
Você acessa sua carteira usando um software que baixa para o seu PC. Poderia ser sua melhor carteira Bitcoin?
As carteiras de software não podem ser acessadas de diferentes computadores. Elas só podem ser acessadas no computador do qual você fez o download.
Se você for usar uma carteira de software, recomendo que mantenha seu computador atualizado com o software de proteção. Existem vírus por aí que podem dar aos hackers, acesso fácil aos seus fundos!
É importante que você faça backup de sua carteira de software também! Caso contrário, danos físicos ao seu PC pode fazer com que você perca suas moedas para sempre.
Aqui estão duas das carteiras de software mais populares: Exodus e Electrum.
Êxodos
A Exodus suporta várias criptomoedas e tem uma troca integrada que ajuda você a trocar moedas diferentes entre si.
Ela tem feito grandes progressos desde que foi lançada e está disponível no Windows, Mac, sistemas operacionais e Linux.
Ela fornece o controle de que você precisa sobre seus criptoativos e não requer nenhum conhecimento técnico para configuração.
Sem mencionar que ela tem um bom layout de fácil utilização, tornando-a perfeito para iniciantes!
É muito simples de usar e facilita o armazenamento, envio e recebimento de bitcoins! Você também pode configurar opções de recuperação, o que significa que sua carteira estará segura se o computador parar de funcionar.
Carteira Electrum Bitcoin
A carteira Electrum Bitcoin também é uma das carteiras de software mais populares e está em operação desde 2011.
Ela oferece um bom nível de segurança e uma variedade de recursos interessantes.
É uma carteira de software descentralizada, o que significa que nunca há nenhum tempo de inatividade (e também adiciona segurança extra).
Suas chaves privadas também são criptografadas, tornando-as mais difíceis para hackers invadirem e roubarem seus fundos!
No geral, Electrum é uma ótima escolha se você está procurando uma carteira de software gratuita e segura!
O armazenamento offline é a resposta!
Se você está procurando ficar protegido contra hackers online, sua melhor carteira de Bitcoin é uma carteira de hardware Bitcoin ou uma carteira de papel Bitcoin.
Elas evitam malware ou vírus que roubam suas chaves privadas. Elas também protegem você de sites desagradáveis que tentam roubar suas chaves privadas (também conhecidos como sites de “phishing”).
A única desvantagem de usar esses tipos de armazenamento offline é que eles não protegem contra roubo físico.
Portanto, é muito importante para você manter seu hardware ou carteira de papel em um lugar seguro.
Ledger Nano S
A carteira Ledger Nano S é um dispositivo que se parece com uma unidade USB normal. A única diferença é — você precisa protegê-lo, pois sua vida depende disso!
Não é muito difícil de configurar. Tudo que você precisa fazer é conectá-lo ao seu computador, passar pelas configurações de segurança, transferir suas moedas para ele e pronto! Suas moedas agora estão sãs e salvas.
O USB tem uma tela sobre ele — essa tela é o que você ajuda a autorizar operações e login para seu painel Ledger Nano S.
Este é um ótimo recurso adicionado que fornece segurança extra para sua provavelmente melhor carteira de Bitcoin!
Infelizmente, esse nível de segurança custa cerca de US $70. Mas certamente vale a pena pagar se você tiver um grande portfólio de moedas!
RESUMO
A carteira de criptomoeda de hardware Ledger Nano S oferece segurança de alto nível por meio de um chip seguro e um sistema operacional proprietário.
Ele dá aos investidores o controle sobre suas chaves privadas e tem o respaldo do maior nome do setor.
Os investidores podem armazenar mais de 1.100 criptomoedas e tokens no Ledger Nano S, com 23 criptomoedas suportadas diretamente pelo Ledger e o restante suportado por aplicativos de terceiros instalados.
POSITIVOS
- Uma carteira fria acessível
- As chaves privadas nunca saem do dispositivo
- Suporta mais de 1.100 moedas e tokens
NEGATIVO
- Espaço de armazenamento limitado para aplicativos de cripto
- A tela é pequena e não é touchscreen
GALERIA
Trezor
A Trezor foi a primeira carteira de hardware Bitcoin criada e é conhecida por ser um dos métodos mais seguros para armazenar seus bitcoins!
É como o Ledger Nano S e oferece uma gama semelhante de recursos. A configuração inicial não é muito difícil e permite que você faça backup de sua carteira em caso de roubo físico!
Novamente, esse nível de segurança tem um preço… E, mais uma vez, esse preço está em torno da marca de US $70.
RESUMO
Trezor é uma das carteiras hardware de criptomoeda mais antigas carteiras de do mercado. Lançado pela primeira vez em 2014, o Trezor Model T é a oferta premium da empresa, projetada para atender HODLers e traders ativos.
Enquanto isso, uma tela sensível ao toque embutida dá ao Modelo T uma aparência premium e permite que você insira o PIN e a senha no próprio dispositivo, o que é muito conveniente.
GALERIA
Carteira de papel Bitcoin
Eu recomendo que você use o seguinte gerador de carteira — WalletGenerator.net. Este gerador de carteira criará uma nova carteira com uma chave pública (nome de usuário) e uma chave privada (senha), que você pode imprimir em um pedaço de papel.
As chaves geradas são longas, então digitá-las manualmente é difícil. É por isso que o gerador de carteira também imprime um código QR (como um código de barras), o que facilita o seu acesso.
É impossível para hackers online roubar sua senha (ou chave privada) porque ela não existe online. No entanto, isso não impede o roubo físico.
Então, qual é a Melhor carteira de Bitcoin Para Você?
Se você está apenas começando com o Bitcoin, recomendo que comece com uma carteira online como Blockchain.info ou Coinbase. Você também pode fazer sua primeira compra de Bitcoin usando essas carteiras.
No entanto, se você estiver comprando mais de $100 em moedas, recomendo transferir suas moedas direto para uma carteira de software.
Se você está realmente preocupado com a segurança de seus bitcoins ou tem uma grande quantia investida, recomendo mudar para uma carteira de armazenamento offline, acredito que seria a melhor carteira de bitcoins para você.
Outra coisa que eu sugiro é que você tenha várias carteiras. Dessa forma, você se dá uma segurança extra.
Eu só recomendaria isso se você estivesse armazenando mais de $3.000 em criptomoedas. Eu sei que pode ser difícil manter o controle de todos eles, mas é melhor prevenir do que remediar!
Conclusões Sobre Melhor Carteira de Bitcoin
Sua segurança é de sua responsabilidade. Com todas as carteiras, você deve ter cuidado. Se você descuidadamente expor sua chave privada, poderá correr o risco de perder todos os seus fundos! Basta lembrar os seguintes pontos para escolher a melhor carteira Bitcoin:
Carteiras online:
- Fácil de usar, especialmente para iniciantes
- Baixos níveis de segurança
- Você pode comprar Bitcoin deles
Carteiras de software:
- Ofereça um bom nível de segurança se o seu computador estiver livre de vírus
- Fácil de usar e ter acesso a
- Muitas vezes podem oferecer diferentes carteiras de criptomoedas
Carteiras de hardware / carteiras de papel:
- Maior nível de segurança
- Armazena seus bitcoins offline para que os hackers não possam acessá-los
- Deve certificar-se de manter o dispositivo físico ou papel seguro
E isso é tudo, pessoal! Portanto, agora você deve ter um melhor entendimento de qual carteira é mais adequada às suas necessidades. Quer seja Coinbase ou Ledger, desejo-lhe boa sorte no crescimento do seu portfólio de criptomoedas!
Os conteúdos publicados neste site não têm como objetivo dar qualquer tipo de aconselhamento financeiro, de investimento, de negociação ou qualquer outra forma. Melhores Corretoras não endossa ou sugere que você compre, venda ou mantenha qualquer tipo de criptomoeda. Antes de tomar decisões de investimento financeiro, consulte seu consultor financeiro.