A análise técnica é um método de análise do mercado, com foco nas tendências de preços e volume de negócios. Ele ajuda os traders a identificar áreas onde pode haver oportunidades potenciais de lucro ou redução de risco, bem como sinais de alerta a serem evitados.
Os analistas técnicos estudarão gráficos e outros dados, observando coisas como movimentos recentes de preços, áreas de alto volume (indicando interesse de muitos investidores), níveis de suporte e resistência e indicadores técnicos (como médias móveis) para ajudar a prever movimentos futuros de preços. Isso permite que eles tomem decisões informadas sobre suas estratégias de negociação.
Neste guia, há detalhes sobre a realização de análise técnica em ativos financeiros, os prós e contras da análise técnica, como ela se compara à análise fundamental e por que é importante conduzir a análise técnica antes de abrir novas negociações.
O que é análise técnica?
A análise técnica é um termo referido ao processo de análise dos movimentos de preços, ou atividade de mercado, de um par de moedas em negociação forex ou outros ativos financeiros como ações ou criptomoedas.
O princípio fundamental por trás da análise técnica é que o preço de um ativo financeiro reflete todas as informações disponíveis sobre o ativo específico. Isso significa que, geralmente, os analistas técnicos não consideram nenhum dos fatores fundamentais que podem afetar o preço de um par de moedas. Em vez disso, eles acreditam que tudo que um trader ou investidor gostaria de saber sobre o ativo está refletido em seu preço. A análise técnica pode ser aplicada a investimentos de curto e longo prazo.
Análise técnica x análise fundamental
A análise técnica é usada para prever movimentos de preços usando vários padrões de gráfico de velas e indicadores técnicos, enquanto a análise fundamental inclui a análise de vários dados econômicos, notícias e atualizações do banco central para antecipar futuros movimentos de preços.
De modo geral, os analistas técnicos tendem a se concentrar em negociações de curto ou médio prazo. Enquanto isso, os traders de fundamentos normalmente estão olhando para um horizonte de tempo de médio a longo prazo.
Qual forma de análise é a melhor? Não existe uma resposta correta para esta pergunta. Iniciantes podem achar mais fácil começar com análise técnica e estudo analise fundamental mais tarde.
Enquanto alguns traders ficarão felizes em confiar apenas na análise técnica, alguns encontram valor na análise fundamental e a incorporam em sua estratégia de negociação. Assim como é o caso de encontrar o caminho certo estratégia de negociação – a única maneira de descobrir é por tentativa e erro.
Premissas da análise técnica
O primeiro passo para realizar a análise técnica é entender as três principais suposições sobre as quais ela é construída:
1. O preço de mercado reflete tudo o que pode afetar o ativo
Essa suposição também é chamada de hipótese de mercado eficiente, que permite aos traders ignorar todos os fatores fundamentais que podem afetar um ativo. Portanto, analistas técnicos e traders geralmente se concentram apenas na análise dos movimentos de preço do instrumento.
2. O preço de um ativo geralmente se move em tendências previsíveis
Essa suposição afirma que, apesar dos milhões de movimentos de preços individuais registrados em um dia, os movimentos de preços não são aleatórios, pois seguem tendências específicas. O principal objetivo da análise técnica é identificar a tendência atual e usá-la para prever tendências futuras.
3. Os movimentos de preços seguem padrões repetíveis
Essa suposição é baseada na crença de que os preços nos mercados financeiros são movidos pelas emoções humanas de medo e ganância. Portanto, os padrões de preços que ocorreram no passado tendem a se repetir se as mesmas condições que impulsionam as emoções dos traders existirem hoje.
Os princípios acima explicam por que alguns padrões e ferramentas de análise técnica existem há mais de 100 anos, mas ainda são eficazes nos mercados atuais.
Como fazer análise técnica
Primeiro de tudo, você precisa entender sua estratégia e ter um plano de negociação preparar. Isso é importante porque você precisa saber que tipo de ambiente de mercado se adequa à sua estratégia. Com base nisso, você pode escolher os instrumentos de negociação apropriados. Por exemplo, se a sua estratégia for baseada na negociação de intervalo, você pode querer escolher um par de moedas com baixa volatilidade, como EUR/CHF, em vez de um par volátil como AUD/JPY.
Antes de passar para a parte de análise, você quer ter certeza de que seus gráficos estão “limpos” – ou seja, que você só tem os indicadores técnicos no gráfico que fazem parte de sua estratégia. Você também deve certificar-se de não usar muitos indicadores, pois isso pode lhe dar sinais conflitantes.
Depois de realizar sua análise, você deseja acompanhar suas observações. Você pode fazer isso anotando-os ou destacando-os visualmente (por exemplo, destacando uma área de grande resistência que você acha que não será violada).
As etapas a seguir ajudarão a orientá-lo ao usar a análise técnica como parte de sua estratégia de negociação.
1. Identificando a tendência
Este é o primeiro passo na análise técnica para os traders porque as estratégias de negociação podem seguir a tendência ou ir contra a tendência. No entanto, para cada um desses sistemas, você deve identificar se a tendência atual é uma tendência ascendente, uma tendência descendente ou uma tendência lateral.
Cada uma dessas três tendências de preço requer uma abordagem de negociação diferente, dependendo da sua estratégia de negociação. Nesse caso, demonstraremos o uso de um sistema de negociação de tendência.
Para tal sistema, os traders geralmente compram ou assumem posições longas em ativos que estão em tendência de alta. Os ativos em uma tendência de baixa são normalmente vendidos a descoberto, enquanto os instrumentos em uma faixa de negociação são comumente negociados em níveis de suporte ou resistência estabelecidos, onde um trader acredita que há uma alta probabilidade de reversão de tendência.
2. Desenhando níveis de suporte e resistência
Os níveis de suporte e resistência são áreas em que o preço de um ativo provavelmente reverterá ou fará uma fuga.
Um nível de suporte é um nível em que a tendência de queda do preço de um ativo é interrompida à medida que a demanda de compra aumenta, de modo que a tendência se inverte e se torna ascendente.
O mesmo raciocínio se aplica aos níveis de resistência em que o impulso ascendente do preço do ativo enfraquece e o preço provavelmente reverterá e cairá. Os níveis de suporte e resistência podem oferecer excelentes oportunidades para os traders abrirem novas negociações.
3. Estabelecer pontos de entrada e saída
Embora a identificação de áreas de suporte e resistência possa apresentar excelentes posições de entrada, há outros fatores que os traders técnicos podem considerar ao determinar suas posições de entrada. Estes incluem os valores de indicadores técnicos, como o Average True Range (ATR) e Índice de Força Relativa (RSI). Estes são indicadores de volatilidade, que podem ajudar um trader a determinar se há um momento adequado por trás de um movimento de preço.
4. Dimensionamento de posição e gerenciamento de risco
Os indicadores técnicos de momento e volatilidade, como o Average True Range, são comumente usados por traders profissionais para ajudar com dimensionamento de posição e gerenciamento de riscos. Dependendo da relação risco/recompensa escolhida, você pode usar o ATR para determinar onde colocar seu stop loss depois de identificar uma posição de entrada.
Por exemplo, alguns traders de longo prazo preferem definir sua ordem de stop loss 1ATR longe de sua posição de entrada com uma meta de lucro 3ATRs para uma relação risco/recompensa de 1:3.
Por que usar a análise técnica?
Os traders usam a análise técnica para os seguintes propósitos:
- Identificando a tendência geral
- Identificar áreas de valor, como níveis de suporte e resistência
- Determinando os melhores pontos de entrada e saída para suas negociações
- Gerenciando sua exposição ao risco e dimensionamento de posição
Prós e contras da análise técnica
Para entender melhor por que a análise técnica pode ter seus altos e baixos, consulte os prós e contras do uso da análise técnica ao negociar.
Prós:
A análise técnica é mais adequada para iniciantes, pois as informações são mais fáceis de processar. A aplicação da análise fundamental requer uma compreensão sólida não apenas da macroeconomia, mas também de outros fatores que podem influenciar os mercados, como a geopolítica.
A análise técnica é uma representação visual das emoções e da psicologia do mercado e os traders podem coletar muitas informações apenas olhando para um gráfico.
Finalmente, as ferramentas necessárias para analisar os gráficos estão disponíveis gratuitamente. Por outro lado, a análise fundamental pode exigir acesso a certas ferramentas que podem ser caras.
Contras:
Há um grande número de indicadores disponíveis e é fácil se perder e sofrer com a sobrecarga de informações. Geralmente, é melhor ficar com 1-3 indicadores técnicos, pois ter muitos em seu gráfico pode gerar sinais conflitantes.
A análise técnica pode ser bastante subjetiva. Você pode mostrar o mesmo gráfico para dois traders e ambos podem apresentar interpretações completamente diferentes.
Indicadores técnicos usados na análise técnica
indicadores técnicos são cálculos matemáticos – e às vezes tão simples quanto uma linha de tendência – que permitem aos traders identificar quando um ativo pode ter atingido seu pico ou ter atingido o fundo do poço. Ele usa informações históricas de preço, volume e contratos em aberto para prever a direção que o mercado financeiro que está sendo analisado está tomando. Esse conhecimento subjacente pode ajudar um trader a identificar oportunidades de negociação.
Dois dos indicadores mais populares são:
Indicador de média móvel (MA)
O indicador de média móvel é um dos indicadores técnicos mais populares e é usado para identificar tendências em um mercado. Por exemplo, se a MA de curto prazo cruzar a MA de longo prazo, isso é uma indicação de que pode haver uma tendência de alta no futuro. Outra área comum onde o indicador de média móvel é usado pelos traders é identificar o nível de reversão da tendência.
Existem muitos tipos diferentes de médias móveis e alguns traders usam mais de uma para confirmar seus sinais. Alguns exemplos incluem médias móveis simples, exponenciais (mais peso dado aos números recentes) ou ponderadas (dando a cada dia no período de retrospectiva igual importância).
Divergência de Convergência da Média Móvel (MACD)
O MACD é um oscilador de momento técnico que traça duas médias móveis exponenciais, uma das quais foi subtraída da outra para criar uma linha de sinal ou “divergência” (Linha MACD) e depois adicionada de volta a ela (sinal).
Existem três parâmetros principais – comprimento do sinal, frequência média móvel de convergência/divergência e periodicidade. Por padrão, esses valores são 12, 26 e 20, respectivamente. Quanto maior a duração de cada MA, mais ponderação, mas também diminui a sensibilidade, porque com o aumento do tempo haverá menos períodos durante os quais a mudança pode ocorrer.
Como usar padrões de velas na análise técnica
Um gráfico de velas é uma forma de exibir todas as informações importantes que um trader precisa para o preço. Os preços de abertura, alta, baixa e fechamento são visíveis e facilmente reconhecidos durante um período de tempo específico. Eles são geralmente preferidos aos gráficos de barras tradicionais porque, do ponto de vista visual, são muito mais fáceis de interpretar (especialmente ao combinar vários castiçais para formar – padrões de castiçal).
Conceitualmente, as velas (através de padrões) medem o sentimento do mercado na forma de alta vs baixa força. Cada um desses padrões nos conta uma história diferente sobre o que poderíamos esperar do movimento dos preços.
A análise do gráfico de velas fornece informações facilmente legíveis. Por exemplo, quando o fechamento é maior que o aberto, você sabe imediatamente porque o corpo é verde. Se isso acontecer vários dias seguidos, você pode assumir um curto- a tendência de alta do termo está em vigor. Se você olhar para um gráfico de barras, essa informação não é tão fácil de identificar. Você também pode deduzir mais informações de um gráfico de velas em comparação com outros gráficos, como um gráfico de linhas.
Leitura adicional: Como ler gráficos de velas e padrões de velas
Estratégias de análise técnica
Encontrar a estratégia de negociação certa exigirá muita tentativa e erro. Iniciantes geralmente começam com estratégias muito básicas e então começam a adicionar mais e mais indicadores e regras a elas enquanto continuam aprendendo. No entanto, uma estratégia complexa não garante o sucesso.
Aqui estão alguns exemplos de algumas estratégias básicas que utilizam a análise técnica:
MA Crossover – Uma estratégia em que um trader procuraria períodos em que uma média móvel de curto prazo cruzasse acima/abaixo de uma média móvel de longo prazo para definir uma tendência.
Exemplo: Compre quando o 50 MA cruzar o 200 MA e venda quando o 50 MA cruzar abaixo do 200 DMA.
Divergência de alta/baixa – Os traders que usam esta estratégia procurarão períodos em que um oscilador e o preço de um instrumento estejam divergindo.
Exemplo: o preço de um instrumento pode continuar registrando máximas mais altas, enquanto o RSI (índice de força relativa) no mesmo período de tempo está se movendo na direção oposta. Isso pode sinalizar que o rali está perdendo força e os traders podem procurar oportunidades para vender.
Ferramentas de análise técnica
MetaTrader 4 é uma das plataformas de negociação mais populares disponíveis e oferece a oportunidade de acessar uma ampla variedade de indicadores, bem como ferramentas de desenho.
Os clientes Axi também podem obter acesso a Autochartist – uma ferramenta usada para análise técnica automatizada que examina continuamente o mercado em busca de oportunidades.
O MT4 NexGen O pacote é outra ferramenta útil que pode ser muito valiosa para os traders – desde indicadores de sentimento até ferramentas de correlação.
Perguntas frequentes
Como começo a aprender mais sobre análise técnica?
A Axi oferece uma variedade de educação e recursos comerciais que podem ajudar a melhorar seu conhecimento de análise técnica. Certifique-se de verificar os cursos de negociação gratuitos em Academia Axibaixe nosso útil e-bookse mantenha-se atualizado com nossos artigos educacionais.
A análise técnica realmente funciona?
Sempre houve um debate sobre se a análise técnica funciona ou não. TA deixa mais espaço para interpretação – dois traders olhando para o mesmo instrumento no mesmo período de tempo podem ter uma visão completamente diferente de onde o ativo estará indo.
A análise técnica funciona, em geral, e, como muitos traders a utilizam, ela pode se tornar uma profecia autorrealizável. Por exemplo, uma média móvel de 200 é uma ferramenta que muitos traders usam ou pelo menos ficam de olho. Se um número suficiente de participantes do mercado acreditar que o preço de um instrumento em queda vai saltar de 200 DMA e comprar à frente ou nesse nível de suporte, esse indicador pode ser visto como tendo qualidades preditivas.
O mesmo se aplica aos níveis tradicionais de suporte/resistência. Por exemplo, o nível de 1,20 em EUR/USD é um nível psicológico importante. Uma fuga para o lado superior pode desencadear mais compras de impulso e empurrar o par de moedas ainda mais alto.
No entanto, tais eventos tendem a ter apenas um impacto de curto prazo nos mercados. Uma quebra acima de 1,20 pode ter dado um impulso ao EUR/USD, mas é improvável que o par de moedas veja uma recuperação significativa apenas por causa disso. O mercado forex é muito grande e há muitos participantes do mercado com diferentes estratégias e objetivos.