Usando nosso guia prático, você pode já ter se familiarizado com os detalhes do Bitcoin. Mas além do Bitcoin, existem centenas de outras Criptomoedas circulando. Estes são conhecidos como “altcoins” ou alternativas ao Bitcoin; por exemplo, ether, ripple, zcash, monero e dash, para citar apenas algumas.
Altcoins podem diferir do Bitcoin de várias maneiras. Alguns têm um modelo econômico diferente ou um método diferente de distribuição de moedas, como as altcoins que foram doadas a todos os cidadãos de um país. Outros empregam algoritmos de mineração de prova de trabalhos diferentes, talvez para resistir a hardware de mineração especializado – ou talvez eles nem mesmo confiem em provas de trabalho.
Várias altcoins oferecem uma linguagem de programação mais versátil para criar aplicativos, enquanto outras oferecem mais privacidade em comparação com o Bitcoin. E também há altcoins que atendem a casos de uso não monetários muito específicos, como registros de nomes de domínio ou indicadores de armazenamento de dados.
No entanto, também há muitas Criptomoedas que não são muito interessantes. A grande maioria das altcoins simplesmente ajusta alguns parâmetros que não importam muito, ou oferece algo que possa parecer útil, mas não é.
Se, por exemplo, uma altcoin tiver uma quantidade total maior de moedas, isso significa que cada moeda individual vale menos. Se uma altcoin encontrar blocos mais rapidamente, isso significa apenas que uma transação requer mais confirmações para um nível semelhante de segurança.
Como tal, a maioria das altcoins não oferece nenhum benefício sobre o Bitcoin. Além disso, eles têm menos poder de hash para protegê-los, envolvem menos desenvolvedores que os aprimoram e geralmente são menos úteis devido a efeitos de rede menores. E enquanto muitas altcoins prometem características úteis, após uma inspeção mais detalhada, muitas dessas promessas são exatamente isso: promessas.
Isso também significa que as altcoins são tipicamente mais arriscadas do que o Bitcoin. Suas taxas de câmbio são frequentemente mais voláteis e, ao longo dos anos, virtualmente nenhuma altcoin manteve seu valor contra o Bitcoin; a maioria veio e se foi. Além disso, muitas altcoins podem ser consideradas fraudes, principalmente criadas para enriquecer seus inventores e os primeiros a adotá-la.
Enquanto algumas altcoins podem e executam tarefas úteis (por exemplo, agindo em uma capacidade testnet ou oferecendo maior anonimato do que Bitcoin) e podem ter um futuro, muitas outras são dirigidas exclusivamente pela especulação ou pior. Portanto, certifique-se de fazer sua pesquisa e o comprador deve ficar atento!