O Que é Gráfico de Velas (Candlestick)

Um dos maiores obstáculos para novos usuários é ser capaz de interpretar os números que aparecem no gráfico. Portanto, após ler este artigo, você aprenderá os padrões principais do gráfico para você ser capaz de interpretar rapidamente, clara e simplesmente todos os padrões que aparecem na tela de seu sistema comercial. Portanto, preste muita atenção e leia o artigo até o fim para você aprender tudo o que precisa saber para ser capaz de dominar o gráfico de velas (Candlestick).

Que Gráficos Estão Disponíveis nas Corretoras Forex?

Como a maioria dos usuários usa o gráfico de velas (Candlestick), ele se tornou uma característica padrão de qualquer plataforma de mercado. Só por curiosidade, vamos mencionar brevemente os principais tipos de gráficos disponíveis antes de nos concentrarmos no gráfico de Candlestick.

O Que é Gráfico de Velas (Candlestick)

Gráfico de Linhas

Como o nome indica, este é um gráfico que utiliza apenas uma linha que marca os preços de fechamento de cada período. É uma forma simples e direta de analisar a evolução de um ativo, porém, não oferece muitas características.

O gráfico de linhas é muito útil se você precisar ter outros ativos em sua tela de negociação para servir simplesmente como referência. Por exemplo, se você estiver negociando uma ação na bolsa de valores, você pode colocar um gráfico de linhas do índice da bolsa de valores para ver rapidamente se o mercado está subindo ou descendo para o dia.

Gráfico de Barras

Este gráfico fornece um pouco mais de informação em comparação com o gráfico de linhas porque além do preço de fechamento, ele também indica: o preço de abertura, o alto e o baixo do período. É muito semelhante ao gráfico de velas, mas não tem a diferenciação de cores entre velas em alta e em baixa. Mesmo sem esta diferenciação de cor, este é um tipo de gráfico que ainda é muito utilizado hoje em dia.

Gráfico de Ponto

Este tipo de gráfico não é tão amplamente utilizado quanto os outros, mas vale a pena mencionar. No Gráfico de Pontos e Figura, a evolução do tempo é geralmente desconsiderada e apenas a evolução do preço do bem em questão é marcada.

Este gráfico é uma tela quadriculada onde são escritos 0 e X, onde o círculo representa o preço baixo e o x representa o preço alto. Embora não seja muito comum, este tipo de gráfico é excelente para identificar as inversões de mercado.

Gráfico Renko

A palavra Renko, também de origem japonesa, que significa tijolo. Como no gráfico de pontos e figuras, no gráfico Renko o tempo é desconsiderado e apenas as variações no preço do ativo são marcados.

Cada vez que o preço ultrapassa o máximo ou mínimo do tijolo anterior, um novo tijolo é formado. Este é um tipo de gráfico amplamente adotado pelos operadores ao redor do mundo, pois combina as vantagens do gráfico de Candlestick (com separação de cores), e as vantagens do gráfico de pontos e figuras (que facilita a identificação de reversões de mercado e rompimentos).

De Onde Veio o Gráfico de Velas (Candlestick)?

O gráfico de velas japonês é sem dúvida o gráfico de análise técnica mais amplamente utilizado no planeta atualmente.  Ele teve origem no século XVII, quando comerciantes de arroz no Japão começaram a usar castiçais para marcar os movimentos diários dos preços no mercado local de arroz.

O gráfico de Candlestick tem as mesmas marcas do gráfico de barras: preço de abertura, valor máximo, valor mínimo e preço de fechamento. No gráfico de velas, quando o preço de fechamento é maior que o preço de abertura, dizemos que se trata de uma vela de baixa, e quando o preço de fechamento é maior que o preço de abertura, dizemos que se trata de uma vela de alta.

E é comum usar cores diferentes para identificar se uma vela está em alta ou em baixa, geralmente usando verde, azul ou branco para velas em alta e preto ou vermelho para velas em baixa. Mas a maioria das plataformas de mercado dão ao usuário a liberdade de definir as cores que ele prefere.

Por Que Usar Gráficos de Velas?

Como os gráficos são ferramentas visuais, é muito mais vantajoso usar um gráfico de velas japonês do que simplesmente um gráfico de barras, pois se facilita reconhecer padrões.

Como o gráfico de candelabro é colorido, é mais simples perceber os movimentos do mercado. Para uma sequência de velas verdes é facilmente identificável como um movimento em alta no ativo, e, inversamente, uma sequência de velas vermelhas é facilmente identificável como um movimento em baixa no ativo.

A maioria dos materiais educacionais cursos, livros, etc. usam o gráfico de velas japonesas. Portanto, recomendamos fortemente que você aprenda e use precisamente este tipo de gráfico para mais recursos durante seu período de aprendizagem e em sua negociação.

Detalhes do Gráfico de Candlestick

No gráfico de Candlestick, cada vela tem duas partes importantes: o corpo e o pavio. O corpo é a parte mais larga e mais colorida formada entre o preço de abertura e fechamento, o pavio é uma linha vertical formada entre os altos, os baixos e o corpo.

Os Padrões Mais Importantes dos Gráficos de Candlestick

Com o tempo, os analistas de gráficos perceberam que existem certos padrões de velas que demonstram o comportamento dos preços de ativos no passado e poderiam ser usados para prever os movimentos de ativos no futuro. Assim, surgiram os padrões de castiçais. Vamos dar uma olhada abaixo nos principais padrões de velas japonesas que existem:

Doji

O doji nada mais é do que uma vela sem corpo. Ela simboliza um equilíbrio entre compradores e vendedores, pois o preço de abertura é igual ao preço de fechamento e isto indica uma possível inversão de tendência.

Padrão Dragon Fly Doji – Libélula

É um tipo de Doji onde os preços de abertura, máximo e fechamento são exatamente os mesmos. Ou seja, é uma vela sem corpo. Esta figura simboliza uma possível inversão de tendência. Sempre que temos o preço de abertura igual ao preço de fechamento, sabemos que já houve disputas suficientes entre compradores e vendedores.

Gravestone Doji – Doji

É exatamente o oposto do padrão da libélula, ou seja, um doji onde os preços de abertura, mínimo e fechamento são iguais. Esta figura também simboliza uma possível inversão de tendência.

Abandoned Baby – Bebê Abandonado

Este é um tipo muito raro de padrão de reversão que consiste basicamente em um GAP de um doji seguido por outro GAP na direção oposta. Não é necessário que as sombras do doji estejam dentro do GAP do dia anterior ou do dia seguinte.

Padão Gráfico Tempestade – Dark Cloud Cover

Este é um padrão de reversão em baixa de uma tendência de alta. Nele, o dia seguinte abriu em um novo pico acima do fechamento do dia anterior, e depois o fechamento foi abaixo da metade do corpo do dia anterior.

Harami – Mulher Grávida

Este é um padrão de dois dias que tem uma vela com um corpo pequeno, ou um doji, na gama de corpos da vela anterior, e uma cor diferente.

Long Day – Dia Longo

Este é um padrão onde a vela do primeiro dia tem um corpo muito longo, com uma boa distância entre o preço de abertura e o preço de fechamento. Normalmente neste padrão, a vela do dia seguinte também é muito longa, mas na direção oposta à da vela anterior.

Dia Curto – Short Day

Este padrão é caracterizado por uma vela com um corpo muito pequeno que sinaliza indecisão e uma possível inversão do mercado. É o oposto do padrão de longo dia.

Doji com Sombras Longas – long-Legged Doji

Esse é um padrão formado por velas onde os pavios superiores e inferiores são muito grandes e os preços de abertura e fechamento são muito próximos. Este é um padrão clássico que demonstra a indecisão dos comerciantes.

Sombras Longas – Long Shadows

Este é um padrão onde há uma vela com um pavio muito longo e um pavio muito curto. Quando o pavio superior é muito mais longo que o inferior, indica que os vendedores dominaram a sessão. Quando o pavio inferior é muito mais alto que o superior, indica que os compradores dominaram a sessão.

Padrão Marubozu

É uma vela que tem apenas um corpo e sem pavio. É uma forte indicação de uma tendência de mercado. Geralmente este padrão é usado para confirmar uma tendência de alta ou baixa.

Estrela da Manhã – Morning Star

Este é um padrão de alta de 3 dias onde a tendência de queda contínua com uma grande vela preta. No dia seguinte, o mercado se abre mais baixo, comercializa em uma gama muito pequena, e fecha com um pequeno castiçal. No dia seguinte, o mercado fecha acima da metade do corpo do primeiro dia do castiçal.

Estrela Cadente – Shooting Star

Este padrão ocorre em uma tendência de alta. Basicamente, a vela do dia se abre acima do alto da vela do dia anterior, sobe um pouco mais e depois fecha perto da abertura.

Padrão Perfurante – Piercing Line

Padrão de inversão de alta de 2 dias. No primeiro dia, a vela forma um grande corpo preto em baixa e, no dia seguinte, o preço abre abaixo da baixa anterior e fecha acima do meio do corpo da vela do dia anterior.

Peão – Spinning Top

Este padrão é composto por um castiçal com um corpo muito pequeno e com pavios maiores que o corpo, o que simboliza a indecisão entre compradores e vendedores e uma possível inversão de tendência no mercado.

Estrelas

O padrão estrela é normalmente formado por uma vela que forma uma GAP em relação à vela anterior. Esta GAP pode estar acima ou abaixo da vela anterior.

Vela Prensada – Stick Sandwich

Este é um padrão de inversão onde duas velas pretas estão circundando um corpo branco. É necessário que o preço de fechamento das duas velas pretas seja igual. Isto forma um preço de apoio que traz uma boa oportunidade de inversão no mercado.

Três Corvos Negros – Three Black Crows

Este é um padrão de reversão em baixa que tem três velas consecutivas de corpo preto onde cada vela se fecha abaixo do baixo do castiçal anterior, mas a abertura está no corpo do castiçal anterior.

Três Soldados Brancos – Three White Soldiers

Este é um padrão de reversão em alta que é apenas o inverso do “Three Black Crow”. Neste padrão há três velas brancas consecutivas onde cada vela se fecha acima da altura da vela anterior, mas a abertura está no corpo da vela anterior.

Pinça – Tweezers

As pinças são duas ou mais velas com o mesmo mínimo e máximo. As pinças ocorrem quando às duas velas altas são semelhantes após uma sequência em alta. Por outro lado, as pinças inferiores acontecem quando às duas baixas das velas são semelhantes após uma sequência em baixa.

Resumindo Sobre Gráfico de Velas

Agora, após ler este artigo sobre gráfico de velas, você é capaz de identificar os principais padrões de castiçais japoneses em qualquer mercado: mercado de ações, mercado futuro, forex, opções binárias, etc.

Como um exercício, abra sua plataforma de mercado e tente identificar cada padrão de castiçal em diferentes períodos de tempo. Desta forma, seu cérebro estará se treinando para identificar os padrões muito mais rapidamente e com mais precisão. Não há atalho, para ser capaz de identificar os padrões de castiçal de uma maneira profissional, é necessário muito treinamento e dedicação.

O Que é Gráfico de Velas (Candlestick)
O Que é Gráfico de Velas (Candlestick)
O Que é Gráfico de Velas (Candlestick)
Registro Rápido

Corretora regulamentada. Conta Demo com $10.000 em fundos virtuais Grátis!

100%
Pontuação de Confiança

icon Teste Agora! icon Teste Agora!
Pontuação de Confiança

FBS

Exnova

PocketOption

Expertoption

Quotex

XM

AvaTrade